Muito além de Fordlândia: documentário será exibido na I FLIX em Altamira

Produção independente integra a primeira edição da Feira na discussão sobre agronegócio e Amazônia

Altamira Fordlandia.JPG

A cidade de Altamira, no Pará, é o próximo destino de Beyond Fordlândia (2017, 75 min). A exibição acontecerá durante a I Feira Literária Internacional do Xingu (FLIX). A FLIX, organizada pela Universidade Federal do Pará – Campus Altamira, começou hoje e espera receber 10 mil pessoas até o dia 3 de novembro para a discussão de questões sociais, culturais e ambientais da mesorregião do Xingu em caráter nacional e internacional.

Após receber o prêmio de melhor documentário do 8º Cabo Verde International Film Festival, a produção Beyond Fordlândia chega à FLIX para demonstrar a investigação sobre os caminhos que conectam dois pontos críticos na história recente da Amazônia. O filme aborda a derrubada de 1 milhão de hectares de mata para o cultivo de seringueiras e a transição para a bem-sucedida monocultura da soja, que substitui enormes contingentes florestais por lucrativas commodities para o exterior. Haverá debate sobre o filme coordenado por Antonia Melo, ambientalista e líder da ONG Xingu Vivo. A ativista tem uma longa história de defesa do rio Xingu, das comunidades tradicionais e da cultura amazônica.

O ano tem sido crítico para a Floresta Amazônica. O corte de recursos noruegueses para o combate ao desmatamento, a regulamentação duvidosa da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) e o aniversário de 90 anos da chegada de Henry Ford à selva colocam novamente uma interrogação sobre o futuro da região amazônica.

O diretor e idealizador do filme, Marcos Colón, é pesquisador do Centro de Cultura, História e Meio Ambiente do Instituto Nelson de Estudos Ambientais da Universidade do Wisconsin-Madison, EUA. A inspiração para Beyond Fordlândia surgiu em meio à sua pesquisa de doutorado, que trata da representação amazônica na literatura brasileira do século XX.

“Tive a oportunidade de visitar a parte brasileira da Amazônia, e ver de perto uma região conhecida apenas através de obras literárias. Quando li sobre a chegada de Ford em O turista aprendiz, de Mário de Andrade, meu foco foi sendo levado para aquela região. Após visitar Fordlândia e Belterra, cidades fundadas pelo empreendimento fordista, decidi que precisava contar aquelas histórias”, afirma o pesquisador.

O Brasil tornou-se, em 2017, o maior exportador do grão no mundo, abastecendo o mercado externo com 63,5 milhões de toneladas, superando os Estados Unidos. A monocultura expande-se em velocidade exponencial, deixando um rastro de desequilíbrio ambiental e social para agentes humanos e não-humanos da floresta.

Um dos objetivos do filme é discutir o dano imposto à floresta, à hidrografia e ao homem amazônico, gradativamente ameaçados pelo avanço do plantio de soja na região. Beyond Fordlândia reúne um vasto conjunto de análises e depoimentos de historiadores, médicos, pesquisadores, representantes das comunidades locais e pensadores da questão amazônica em face do agronegócio. A produção está em atividade no circuito de festivais pelo mundo. Clique aqui para a agenda atualizada do filme.

Serviço

Sessão do Filme Beyond Fordlândia e debate coordenado por Antonia Melo

02 de Novembro

Cinema Lúcio Mauro, Altamira-PA. Horário: 11:00